Otimização

Chegou o momento de otimizar as suas campanhas de Shopee Ads!

Reveja:

Estratégias ideais para começar a utilizar Shopee Ads

Vamos analisar os resultados da sua campanha?


Parabéns, Vendedor! Se você chegou até aqui acompanhando nossos conteúdos e seguindo as nossas dicas e boas práticas, acreditamos que você esteja preparado para subir de nível com os seus anúncios de Shopee Ads!


Este é o momento de otimizarmos os anúncios com foco em mantê-los ativos o dia inteiro e aparecendo nas primeiras posições nos resultados de busca. Para isso, siga estas dicas:



  1. Verifique as palavras-chave de cada anúncio: as que estiverem com ROAS acima de 5, aumente o valor do lance em mais R$0,05.
  2. Exclua as palavras-chave que não estão trazendo resultados efetivos (sem vendas ou ROAS abaixo de 5);
  3. Possui alguma campanha com ROAS acima de 10? Excelente! Aumente o investimento através do orçamento diário, para manter o seu anúncio exposto o máximo de horas por dia;
  4. Para campanhas com ROAS abaixo de 5, acesse o Otimizador de Anúncios na Central do Vendedor e confira os anúncios que estão precisando da sua atenção. 


📌 É legal saber:

O ciclo de Shopee Ads passa por 3 etapas:

  1. Fase de Visibilidade: trabalhar com valores de lances mais altos, para conseguir melhores posições nos resultados de busca, e assim, aumentar as visualizações e cliques nos seus produtos
  2. Fase de Crescimento: com o valor do lance maior que o da sua concorrência, o seu anúncio terá um bom posicionamento, receberá mais cliques, aumentará a relevância na plataforma, e consequentemente, o número de vendas irá aumentar;
  3. Fase de Rentabilidade: com as vendas acontecendo, o algoritmo entenderá que os compradores possuem interesse no seu produto, o custo por cada palavra-chave irá diminuir, e você conseguirá continuar vendendo bem com um investimento menor, atingindo a rentabilidade desejada.


Como devo revisar e otimizar meus Anúncios de Descoberta? 


  1. Permita que seus anúncios sejam exibidos por 7 a 10 dias primeiro:
  2. Para anúncios com bom desempenho (por exemplo, com pedidos e ROAS >2), duplique ou triplique o orçamento diário.
  3. Para anúncios que não têm pedidos após 100 cliques:
  4. Se seu anúncio estiver com a função Otimização Automática, desligue-o e use o Modo Manual se desejar continuar promovendo o produto.
  5. Se seu anúncio estiver no modo Manual, considere aumentar os lances para obter mais exposição ou desativá-lo
  6. Verifique seus anúncios a cada 1-2 semanas posteriormente
  7. Defina o orçamento como ilimitado para anúncios com bom desempenho para não limitar a quantidade de vendas você pode obter
  8. Se estiver usando Anúncios de Descoberta no modo manual:
  9. Aumente os lances para anúncios com pedidos e bom ROAS para obter mais tráfego e pedidos
  10. Reduza os lances para anúncios em que o ACOS excedeu a margem de lucro do seu produto ou desative o anúncio
  11. Encontre o ACOS do seu produto na seção Estatísticas do produto da página inicial de Anúncios de Descoberta
  12. Otimize seus lances automaticamente nos principais dias de campanha (por exemplo, 8,8, 9,9 etc.) para garantir que seus anúncios permaneçam competitivos e sejam exibidos aos compradores ao longo do dia. Veja como aqui.
  13. Otimize seus lances automaticamente no modo manual usando o Lance Dinâmico para aumentar suas vendas sem aumentar significativamente suas despesas com anúncios
  14. Para obter mais informações sobre detalhes de configuração, clique aqui.


  1. Um guia do que fazer para otimizar os Anúncios de Descoberta:







Otimize seu Anúncio de Busca da Loja


Recomendamos que você exiba seu anúncio por no mínimo 2 semanas. Isso permite que você tenha dados suficientes para otimização de anúncios. Se você tiver preocupações em relação às despesas, você pode reduzir os lances antes ou definir um orçamento diário.


Aqui estão algumas dicas de otimização com base nas metas de negócios:




1. Para aumentar a exposição

Monitore essas métricas, tanto no nível do anúncio quanto no nível da palavra-chave:

  1. Impressões e Cliques para entender a eficácia em direcionar a exposição e o tráfego para sua loja.
  2. Impressões e Cliques do Produto para entender quanta exposição seus produtos obtêm dos compradores que clicam em seu anúncio


Como otimizar:

  1. Se você tiver poucas impressões:
  2. Se você tiver menos de 10 palavras-chave ativas, adicione mais palavras-chave, especialmente aquelas com alto volume de pesquisa e alta relevância para sua loja.
  3. Mude o tipo de correspondência de palavra-chave para ampla (se você estiver usando correspondência exata) para que seus anúncios sejam exibidos em mais resultados de pesquisa.
  4. Identifique palavras-chave sem impressões, aumente o lance e monitore se as impressões da palavra-chave melhoram.
  5. Se você não notar nenhuma melhoria nas impressões ou se o lance para obter impressões for muito alto, considere remover as palavras-chave.
  6. Se você tiver poucos cliques:
  7. Se os cliques forem baixos para todas ou a maioria das palavras-chave, analise a imagem e o slogan. Certifique-se de que eles sejam relevantes para as palavras-chave para as quais você fez um lance.
  8. Se apenas algumas palavras-chave têm poucos cliques, elas podem ser irrelevantes para o seu anúncio; considere excluir as palavras-chave ou reduzir o lance, especialmente se as palavras-chave também geram baixas impressões.
  9. Se você encontrar palavras-chave com CTR de produto baixa:
  10. Elas podem ser irrelevantes para sua página da loja; considere excluir as palavras-chave ou reduzir o lance.




2. Para aumentar o lucro

Monitore essas métricas, tanto no nível do anúncio quanto no nível da palavra-chave:

  1. VBM para ver a receita de vendas do seus anúncios
  2. ROAS para entender quais palavras-chave estão gerando receita de maneira eficaz por real investido em publicidade.
  3. ACOS para entender suas despesas gerais com anúncios em comparação com as vendas de anúncios.


Como otimizar:

  1. Para palavras-chave com alto ROAS, mantenha um preço competitivo para garantir que seu anúncio pago seja exibido nos resultados de pesquisa. Você pode verificar se seu anúncio está sendo exibido observando a tendência das impressões ao longo do tempo.
  2. Se o seu anúncio não estiver sendo exibido, você pode dar lances mais competitivos e monitorar se as impressões melhoram. Você pode usar o lance sugerido para avaliar como outros vendedores estão dando lances.
  3. Para palavras-chave com baixo ROAS:
  4. Mude o tipo de correspondência de palavra-chave para correspondência exata (se você estiver usando correspondência ampla) para limitar a exibição do Anúncio de Busca da Loja apenas para a palavra-chave que você configurou.
  5. Reduza o lance para diminuir seus custos. Se o ROAS não melhorar, considere excluir a palavra-chave.
  6. Para palavras-chave sem ROAS:
  7. Verifique a taxa de exibição do anúncio observando a tendência de impressões nos últimos 7 dias.
  8. Se não houver impressões, seu anúncio provavelmente não será exibido nos resultados de pesquisa. Considere aumentar o lance para ver se as impressões da loja e o ROAS melhoram.
  9. Se houver impressões mas nenhum clique, considere excluir a palavra-chave para controlar seu investimento.
  10. Se o ROAS for baixo em todas ou na maioria das palavras-chave, analise sua página da loja. Verifique se os produtos mostrados são atraentes e relevantes para suas palavras-chave.



Dicas extras:


Um guia do que fazer para otimizar os Anúncios de Busca da Loja:


1. Extrair o relatório do anúncio

2. Organizar os dados

3. Filtrar a coluna Tipo de combinação por “ampla”

4. Verificar na coluna Consulta de pesquisa de 3 a 5 palavras-chave que perfomaram melhor para sua estratégia:

  1. Rentabilidade: 
  2. Veja quais palavras-chave tem o ROAS mais alto ou ACOS menor
  3. Visibilidade:
  4. Veja quais palavras-chave tem mais cliques e impressões





4. Adicionar essas palavras-chave que melhores resultados trouxeram como correspondência exata e aumentar o lance em até 25%

5. Analisar a classificação média das palavras-chave que já estavam rodando (isso no próprio painel da Central do Vendedor) e ajustar os lances

  1. Se é 1 ou 2: manter o lance
  2. De 3 a 5: aumentar o lance
  3. Maior que 5: aumentar o lance

6. Aguarde de 10 a 14 dias e repita esse processo 



Dica do vendedor:

Crie vários tipos de Anúncios de Busca da Loja com palavras-chave focadas a categorias diferentes:


Por exemplo: Fazer um anúncio só para roupas de inverno, só para roupas de verão.


A Shopee oferece um ranking de palavras-chave mais procuradas dentro da categoria dos produtos da sua loja, para visualiza-las basta acessar na Central do Vendedor>Informações Gerais>Assistente de Vendas> Palavras-chave mais procuradas: aqui



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