Público-alvo do conteúdo: lojas que nunca utilizaram Shopee Ads e que querem aprender a como utilizar
- Spoiler: veja uma sugestão de configurações iniciais no final das nossas dicas!
Você sabia que o algoritmo do Shopee Ads leva em torno de 15 dias para entender o que é o seu produto e quem são os compradores com real intenção de compra, para que então os seus resultados passem a trazer a rentabilidade desejada?
Por isso, caso você esteja pensando em realizar uma campanha em Shopee Ads com o foco em vendas no 02.02, talvez o ideal seja mudar um pouco a estratégia: investir agora, mas pensando em resultados para o Dia do Consumidor, em 15/03.
Interessante, não é? É muito importante que você vendedor tenha conhecimento disso, para que a sua experiência com a ferramenta seja positiva.
Entender como o Shopee Ads funciona é essencial para criar boas campanhas, que trarão visibilidade e crescimento!
Então a nossa primeira dica é: Sempre tenha em mente que a sua campanha levará, em média, 15 dias para chegar aos clientes com alta intenção de compra e consequentemente alcançar o aumento de vendas esperado . Por isso, caso queira ter excelentes resultados em um Spike Day (02/02, 15/03, 04/04...) planeje-se começá-las com 2 semanas de antecedência.
Gostou desta dica? Abaixo listamos mais algumas boas práticas e pontos de atenção muito importantes no momento de criar a sua primeira campanha com Shopee Ads e conseguir alcançar a rentabilidade esperada!
- Quando você começa a investir em Shopee Ads, o foco inicial deve ser em trazer cliques e visibilidade para a loja e produtos. E porque? Conforme a sua loja e produtos vão crescendo em cliques, a sua loja ganha relevância dentro da plataforma, o algoritmo entende que as pessoas estão interessadas nos seus produtos e vai te posicionar cada vez melhor! Melhor posicionado, mais aumentam as chances de vendas! É um ciclo contínuo de crescimento de cliques, relevância e vendas;
- Estabeleça um limite diário de gasto baixo nos primeiros dias com o objetivo de testar as melhores palavras-chaves: Acompanhe e faça as alterações conforme os resultados obtidos;
- Determine um prazo mínimo: lembre-se que o Shopee Ads entrega os seus anúncios para compradores com alta intenção de compra, por isso, ele precisa entender quem são esses compradores. Assim, deixe sempre o prazo com mínimo de 15 dias, para que o sistema entenda o seu produto e entregue-o para quem deseja comprá-lo;
- Tenha certeza que o cadastro do seu produto está com tudo em ordem: categoria correta, boas imagens, título adequado e descrição completa.
- Seleção de palavras-chaves automática: caso o cadastro do seu produto esteja correto, a plataforma irá identificar as principais palavras buscadas pelos compradores e que sejam relevantes para o seu anúncio. Quer fazer a seleção manualmente? Confirme que todas as palavras-chaves selecionadas possuem relação com o seu produto e seja um termo buscado pelos compradores. Caso não seja, clique na lixeira e exclua a palavra;
- Fique de olho no valor do lance de cada palavra chave: o valor para cada termo pode mudar de loja para loja, pois está atrelado a qualidade do anúncio do seu produto, por isso, sempre se atente ao cadastro (categoria, título, descrição, fotos, vídeos). Quanto melhor a qualidade do anúncio, menor poderá ser o valor do lance.
- Acompanhe as métricas e adeque seus anúncios e estratégias conforme os resultados obtidos. (Curso rápido de Métricas)
Lembre-se:
- Para quem está começando, o foco inicial deve ser aumentar a relevância da sua loja dentro da plataforma! Para isso, utilize o Shopee Ads para exibir o seu anúncio para mais compradores, aumentar o número de cliques e as vendas. Quando o investimento inicial começar a dar retorno, então é o momento de aumentar a quantidade de produtos com Ads, e assim continuamente.
Sugestão de estratégia inicial 
- Comece trabalhando com Anúncio de Busca de Produto
- Defina um orçamento diário para maior controle dos seus gastos.
- Defina uma duração mínima de 15 dias
- Selecione 2 ou 3 produtos estratégicos e atrativos
- A Shopee te ajuda e já te sugere quais os melhores produtos para iniciar. Indicamos que você opte começar pelos produtos "Em Alta"

- Deixe a opção da seleção de palavras-chaves automática selecionada. Com ela, a Shopee irá fazer teste com as palavras que sejam mais relevantes para o seu produto e identificar quais termos apresentam os melhores resultados.
- Analise os seus resultados após 5 à 7 dias.
Como analisar: na página do Shopee Ads, verifique o ROAS da campanha:

- Para anúncios com bom desempenho (por exemplo, pedidos e ROAS maior que 1), sugerimos que aumente o orçamento diário;
- Para anúncios que não têm bom desempenho, desative as palavras-chave selecionadas automaticamente e faça a seleção manual, utilizando os termos e palavras que os compradores mais utilizam para encontrar o seu produto. Se quiser, aumente o valor do lance da palavra em alguns centavos do valor sugerido - isso irá possibilitar que você tenha mais chances de concorrer pelas primeiras posições nos resultados de pesquisa.
- Continue analisando seus resultados a cada 15 dias.
- Acompanhe as nossas próximas comunicações com mais dicas de como fazer a leitura de outras métricas e otimização de desempenho!
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