Informações Gerais

O que são as palavras-chave?

Para começar, vamos definir o que são palavras-chave. Essas palavras são aquelas buscadas por compradores no campo de busca do site da Shopee no momento da compra. Você consegue adicioná-las no seu anúncio de maneira automática ou manual.


Dica do vendedor:

Lembre-se sempre de relacionar a palavra que escolher com o anúncio corretamente! Caso contrário, não vai fazer sentido para os seus compradores.


Entenda melhor com esse exemplo: 


Um cliente decide comprar uma capa protetora de celular, entra na Shopee e busca por: capinha colorida.


Capinha de Celulares/Capinha/Capa de celular/Capa de Iphone/Capa de Motorola/Capa de Samsung


Essas palavras-chaves podem ser úteis para você. Ao defini-las de forma correta, o seu produto tem mais chance de aparecer no topo do resultado de buscas!




É importante que você selecione corretamente a palavra para dar destaque ao seu anúncio, pois, ao contrário, pode não trazer o retorno esperado.


O que o uso das palavras-chave de forma incorreta pode causar:


  1. Seus créditos podem ser consumidos rapidamente, pois terão mais exposição (compradores com baixo potencial);
  2. O seu retorno será baixo devido a essa alta exposição sem necessariamente obter uma conversão.


Agora vamos ver como selecionar as palavras-chave na hora de criar um anúncio:


1. Selecionado Automaticamente


A função de Selecionado Automaticamente de palavras-chave está disponível apenas para Anúncios de Busca de Produtos.

  1. Com a Seleção Automática de palavras-chave, a Shopee escolhe as palavras-chave e os lances.
  2. Nós combinamos automaticamente seu anúncio com palavras-chave usadas pelos compradores para encontrar produtos como o seu. 
  3. Os lances dependerão da probabilidade de seu anúncio se converter em uma venda.
  4. Se houver uma alta probabilidade de compra, a Shopee fará uma oferta mais alta para garantir uma exposição maior. Mas se parecer que seu anúncio não resultará em uma venda, podemos baixar sua oferta.
  5. Os lances são calculados para garantir um Retorno Sobre Investimento em Ads (ROAS) saudável.


Quem deve usar a função de Selecionado Automaticamente de palavras-chave?


Escolha a opção, se você for:

  1. Novo em Anúncios de Busca de Produtos, ou Ads em geral
  2. Não tem tempo ou se não tem certeza de quais palavras-chave e lances configurar
  3. Não sabe como melhorar seu Retorno Sobre Investimento em Ads (ROAS)


Algumas dicas se você usar palavras-chave Selecionadas Automaticamente:


1. Para aumentar seus pedidos diários, sugerimos configurar Anúncios de Busca de Produtos para pelo menos 20 a 40 produtos de uma só vez

a. Anuncie produtos com tags "Mais Vendidos", "Bom ROAS" ou "Mais Buscados" no seletor de produtos do Shopee Ads, pois possuem alto potencial de vendas. Para saber mais sobre as tags, basta clicar aqui.





2. Tenha créditos do Shopee Ads para cada produto que você anunciar. 

a. Isso permitirá que os anúncios sejam executados constantemente e fornecerá dados suficientes para otimizar seus anúncios.








3. Defina um orçamento diário para cada anúncio

a. Você poderá controlar as despesas de cada anúncio antes de otimizá-los.





4. Verifique seus anúncios após 5 a 7 dias 

a. Para anúncios com bom desempenho (por exemplo, pedidos e ROAS>1), sugerimos que aumente o orçamento diário

b. Para anúncios que não têm bom desempenho, desative as palavras-chave selecionada automaticamente

i. Se desejar continuar promovendo esse produto, você pode usar palavras-chave manuais ou Anúncios de Descoberta



5. Se você quiser otimizar mais o desempenho de seus Anúncios de Busca de Produto:

a. Em vez de verificar após 5 a 7 dias, verifique no 4º e 6º dia

b. Para anúncios com bom desempenho, dobrar ou triplicar o orçamento diário 

c. Para anúncios que não estão indo bem:

i. Se o anúncio tiver menos de 200 impressões por dia

  1. Adicione palavras-chave manualmente
  2. Se o orçamento diário for alcançado, desative palavras-chave selecionadas automaticamente e adicione palavras-chave manuais
  3. Ao editar seu orçamento, você pode verificar se o gasto com anúncios já atingiu seu orçamento diário revisando a despesa máxima diária. 

ii. Se o anúncio tiver uma CTR>1,5%, deixei o anúncio em exibição.

iii. Se o anúncio tiver mais de 100 a 200 cliques, desative palavras-chave selecionadas automaticamente e adicione palavras-chave manualmente.

iv. Para obter mais informações sobre como otimizar Anúncios de Busca de Produtos, clique aqui


2. Selecionado Manualmente


As palavras-chave Selecionadas Manualmente são recomendadas para anunciantes que tenham experiência com Anúncios de Busca de Produtos.



  1. Use esta opção se houver palavras-chave específicas pelas quais você gostaria de fazer um lance.
  2. Se você escolheu uma palavra-chave que já é uma palavra-chave Selecionada Automaticamente, mostraremos o anúncio apenas uma vez, usando o maior lance.
  3. Para editar ou excluir palavras-chave de um anúncio já criado, selecione o anúncio desejado dentro da "Lista de todos os anúncios" e na tabela de palavra-chave selecione qual deseja alterar ou excluir.
  4. Recomendamos o uso de ambas configurações (Manualmente e Automática) para aproveitar a ferramenta ao máximo e verificar a performance a nível de palavra-chave.
  5. Para saber mais como selecionar e configurar as palavras-chave, clique aqui e veja nosso vídeo com o passo a passo.



Dica do vendedor:

Use o Lance Sugerido para ter mais chance de aparecer nos primeiros resultados da busca.




A página foi útil?

yes Sim
no Não